OESPORTE

O Conteúdo certo

Reunião define organização da “Final B” dos 63º JEP’s em Apucarana

mg-9490 Dentro de 15 dias, cerca de 5 mil atletas com idades entre 12 e 14 anos oriundos de escolas públicas e privadas de todo o estado participam em Apucarana da fase final da “Classe B” dos 63º Jogos Escolares do Paraná (JEP’s). A abertura da competição acontece neste dia 1º de julho, às 19h30, no ginásio do Complexo Esportivo José Antônio Basso (Lagoão), e contará com a presença da ex-ginasta olímpica Daiane dos Santos e do judoca Luciano Correia.

Este é o segundo ano consecutivo que Apucarana sedia a decisão da competição estadual, que contará com 18 modalidades no geral e mais 10 na categoria “Especial”. Os detalhes finais da organização foram definidos nesta quarta-feira (15/06) em reunião na Prefeitura de Apucarana, entre o prefeito Beto Preto, a chefe do Núcleo Regional de Educação de Apucarana, professora Maria Onide Balan Sardinha, a coordenadora-geral dos 63º JEP’s, Márcia Regina Tomadon Moreira, o diretor de Estado do Esporte, José Alberto de Campos (Betão), o chefe do Escritório Regional da Secretaria de Estado do Esporte em Londrina, José Carlos Tolói, e das secretárias Municipais Jossuela Martins Pirelli Pinheiro (Esportes e Lazer e Juventude), Marli Regina Fernandes da Silva (Educação) e Maria Agar Borba Ferreira (Promoção Artística, Cultural e Turística).
“Como sempre a prefeitura está à disposição e quer somar muito com este evento. A realização de competições desta magnitude em nossa cidade empurram de forma fantástica todas as atividades esportivas que promovemos. São espelho para a nova geração e elevam a auto estima de todos, algo que não tem preço”, avaliou o prefeito Beto Preto.
mg-9504
Entre os diversos assuntos em pauta, a reunião entre os “staffs” da Prefeitura de Apucarana e do Governo do Paraná tratou de detalhes sobre os locais de alojamento, alimentação, segurança e praças esportivas que serão utilizadas para os jogos. Na ocasião, o prefeito determinou revisão da iluminação pública em todos os locais de alojamento e partidas e pediu a elaboração de uma intensa agenda cultural para os atletas. “Quero muito agradecer a receptividade de toda a equipe da prefeitura e parabenizar a população, que tem um prefeito com vontade de fazer “Esporte”. Dá gosto de trabalhar em um ambiente assim. São poucos lugares que encontramos gestores que entendem o “Esporte” como uma política pública tão importante para o cidadão e aqui em Apucarana percebemos que isto acontece”, declarou Betão, diretor de Estado do Esporte.
O congresso técnico da competição, com a presença dos chefes de delegações, acontece na próxima quinta-feira (23/06), durante todo o dia no Centro da Juventude de Apucarana. “Na parte da manhã serão protocoladas e analisadas todas as documentações das equipes. Na parte da tarde, sorteio e definição dos grupos e chaveamento da primeira fase”, informa Jossuela Pinheiro, secretária Municipal de Esportes e Lazer.
A chefe do Núcleo Regional de Educação, Maria Onide, relata o apoio do município também no alojamento das delegações. “Mas uma vez temos este importante apoio da prefeitura, grande parceira nossa. Serão 22 alojamentos em escolas municipais e 12 em escolas estaduais”, conta.
Ao todo, serão utilizadas 14 praças esportivas. As modalidades em disputa, nos naipes masculino e feminino, serão: atletismo, badminton, basquetebol, bocha adaptada, ciclismo, futsal, GR, handebol, judô, lutas, natação, skate, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez.
Os JEP´s são organizados pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo, da Secretaria de Estado da Educação, dos Núcleos Regionais de Educação e dos Escritórios Regionais de Esporte, e contam também com o apoio das prefeituras e entidades de administração do desporto no Estado.

Leave a Reply