OESPORTE

O Conteúdo certo

Quenianos vencem três das quatro categorias principais da Prova Pedestre 28 de Janeiro

Com a presença de um público estimado em 30 mil pessoas, concentrado principalmente na Avenida Curitiba e Praça Rui Barbosa, Apucarana realizou na noite deste sábado (25/01), a 58ª Prova Pedestre 28 de Janeiro, comemorativa ao 76º aniversário do Município.
Os atletas quenianos – da equipe Coquinho/Fila/Bioleve, do técnico Moacir Marconi – fizeram a festa em Apucarana, vencendo três das quatro principais categorias da corrida.
A maior estrela da prova foi o queniano Edwin Rothich, que cravou o tempo de 29m27s, no percurso de 10 km, fechando a prova 22 segundos à frente do segundo colocado, o brasileiro Gilmar Silvestre Lopes (TH SPORT – São Miguel do Anta). O terceiro colocado foi Wendel Jerônimo de Souza, seguido por Paulo Alves dos Santos e Glenison de Carvalho.
Com passadas longas e um ritmo impressionante, Rothich brilhou nas ruas e avenidas centrais de Apucarana. O atleta confirmou seu favoritismo na mais tradicional prova rústica do Paraná. No cartel de resultados de Rothich constam o 1º lugar na meia maratona do Rio (2015), 2º lugar na meia maratona de Madri (2017), e o 1º lugar nas edições da São Silvestre de 2012 e 2013. Na prova apucaranense Edwin venceu pela segunda vez.
Nos 5 km masculino o campeão foi o também queniano Stanley Koech, com o tempo de 14m57s. O segundo colocado foi o brasileiro Édson Aparecido Emidio (Sarandi). Em terceiro lugar ficou Jeferson Lopes, de Maringá.
FEMININO – Na prova dos 10 km para mulheres a queniana Janet Masai controlou totalmente o percurso de duas voltas pelas ruas e avenidas centrais de Apucarana. Ela fechou a prova com 34m54s. A segunda colocada foi sua colega Emily Chebet, de Uganda. A brasileira Tatiana Raquel da Silva (IPEC- Runbody-Guairacá) ficou com o terceiro lugar. Amanda Aparecida de Oliveira (Mercês-MG) foi a quarta colocada, seguida por Felismina Cavela (Angola) em quinto lugar.
E na corrida dos 5 km parta mulheres a vitória foi da brasileira Karen Sbarina da Silva (Mandaguari), com o tempo de 17m21s. O segundo lugar ficou com Laís Maria Pereira (Equipe IACM/Unimed/Fecam). A terceira colocada foi Juliana Pinheiro, de Cornélio Procópio.
Mantendo a quebra de recorde de inscritos sucessivos nos últimos 8 anos, período em que mais que dobrou o número de participantes, a Prefeitura de Apucarana, por meio da Secretaria de Esportes comemorou mais uma edição de alto nível técnico e organização perfeita, com cronometragem eletrônica “chipada”.
Para o prefeito Junior da Femac, neste momento novo e especial de Apucarana, a Prova 28 de Janeiro é uma das riquezas esportivas da cidade. “Vale lembrar que o número de participantes em 2012 era 1.350 e em 2020 foram 3.358, com mais um recorde de inscritos. Isso mostra que a nossa corrida ganhou vitalidade e projeção, se destacando no cenário de provas rústicas no Brasil”, avaliou Junior da Femac.
Ao comemorar o novo recorde de inscritos, a secretária de Esportes, Jossuela Pinheiro, agradeceu a gestão municipal pelo apoio ao esporte, toda sua equipe organizadora da prova, aos patrocinadores e, sobretudo, aos atletas que participam da corrida.
A tradicional corrida apucaranense teve como “patrocinador máster” a Caixa Econômica Federal, que foi representada pelo gerente da agência central, Paulo Sérgio Talevi. Também prestigiaram o evento, o secretário de estado da saúde, Beto Preto; o deputado estadual Arilson Chiorato; o presidente da Câmara Municipal, Luciano Molina; o bispo diocesano, Dom Carlos José; além de outras autoridades do judiciário, Legislativo e Executivo.
Além do patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, a corrida tem patrocínio e apoio da Sanepar, Governo do Paraná, Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia), Unimed Apucarana, Construtora Hirose, Facnopar, Faculdade de Apucarana (FAP), Evandro Mourão Personal Trainer, UniCesumar, Unopar e veículos de comunicação da cidade.
OBS: Os resultados completos serão publicados no site e no facebook da Prefeitura de Apucarana, nesta segunda-feira (27/01).
VINTEOITINHA – Resultado da Prova Vinteoitinha realizada neste sábado à tarde. Os campeões de cada categoria: sub-9 masculino, Eduardo Oliveira (Apucarana); sub-9 feminino, Gabriela Mazzia (Rolândia); sub-11 masculino, Alexandre Souza (Cândido Mota); sub-11 feminino, Isabella Campos (Apucarana); sub-13 masculino, Pedro Henrich Oliveira (Apucarana); sub-13 feminino, Letícia Lopes (Cornélio Procópio); Sub-15 masculino, Gustavo Crisóstomo (Maringá); sub-15 feminino, Gabriele Barbosa (Cândido Mota); sub-17 masculino, Natan Matias (Cambé); e Sub-17 feminino, Dheniffer Vaz (Campo Mourão).

Leave a Reply