OESPORTE

O Conteúdo certo

Professor Grillo é homenageado no lançamento da 58ª edição da Prova Pedestre 28 de Janeiro

O professor de educação física José Marcelino da Silva, o Grillo, 51 anos, coordenador geral da 58ª edição da Prova Pedestre 28 de Janeiro, foi um dos homenageados no lançamento da corrida nesta quinta-feira (23/01), no Colégio São José, em Apucarana.
Paranaense de Jandaia do Sul, Grillo iniciou no esporte em 1982, quando estudava no Colégio Estadual Izidoro Luiz Cerávolo, de Apucarana. Naquele ano, ele, com apenas 14 anos de idade, ficou em quarto lugar numa prova pedestre adulta de 5 Km realizada do Jardim Ponta Grossa. Devido ao bom resultado e mostrando que tinha talento no pedestrianismo, Grillo foi convidado pelo professor Antônio Carlos Gomes a treinar no Complexo Esportivo Lagoão e a fazer parte da equipe de atletismo da Autarquia Municipal de Esportes de Apucarana (AMEA).
A partir daí foram muitas vitórias, troféus e medalhas em campeonatos paranaenses, nos Jogos Abertos do Paraná (JAP´s) e Jogos Abertos do Vale do Ivaí (JAVI´s). Em sua primeira competição defendendo a AMEA no Campeonato Paranaense, em Ivaiporã, Grillo na categoria infantil obteve a medalha de bronze na prova de 1 Km.
De lá pra cá vieram outros bons resultados. Em 85, foi campeão e recordista na prova de 5 Km na categoria juvenil do Campeonato Paranaense. Na mesma época, ele representou o Paraná em competição nacional disputada no Ibirapuera, em São Paulo, obtendo a quarta colocação. Depois disso, nos JAP´s em Toledo, ele ganhou três medalhas, sendo duas de prata e uma de bronze nas provas de 800m, 1.500m e 3.000m com obstáculos.
Nos JAVI´s, a maior competição do Vale do Ivaí, Grillo conquistou títulos nas provas de 3.000m, 5.000m, revezamento, entre outras.
Já na Prova Pedestre 28 de Janeiro, o atleta de Apucarana competiu inúmeras vezes. O seu melhor resultado foi na corrida de 1989, alcançando o 12º lugar na classificação geral. Grillo tinha 20 anos e estava voando baixo. O vencedor em 1989 foi o gaúcho Diamantino da Silveira. Na época, Grillo defendia a equipe do Departamento de Esportes da Prefeitura de Apucarana (DEPA).
No final dos anos 80 e início da década de 90, ele sempre era o melhor apucaranense classificado na “28”. Ainda como atleta foi treinado pelos saudosos professores Juraci Barbosa e Nelson José Gomes. Grillo competiu até 2000.
Encerrada a carreira como atleta, ele iniciou a sua trajetória como técnico de atletismo, de futsal e de futebol trabalhando no Colégio Platão. Também ganhou muitos títulos nas três modalidades, principalmente nos Jogos Escolares do Paraná (JEP`s).
Em 2003 se formou em educação física na Universidade Norte do Paraná (Unopar), de Arapongas. Por duas vezes foi técnico da Seleção Paranaense de Atletismo nos Jogos Escolares Brasileiros nas categorias sub-18 e sub-20, em competições desenvolvidas em Brasília e Poços de Caldas.
Além de ser o coordenador geral da Prova Pedestre 28 de Janeiro, Grilo ainda atua como técnico na FIT Centro de Treinamento e é o coordenador de atletismo da Secretaria Municipal de Esportes da Prefeitura de Apucarana. Pela prefeitura ele está desde 2014, atendendo mais de 2.800 alunos da rede municipal de ensino. São 20 escolas do município que fazem parte do projeto.
Os treinamentos comandados por Grillo são as segundas, quartas e sextas-feiras das 16h30 às 18h30 no Complexo Esportivo Lagoão. A equipe, treinada por Grillo, é a atual bicampeã da Prova São Silvestrinha em São Paulo e também tem muitas conquistas a nível regional e estadual.
Raul César dos Reis – Site: Oesporte
O professor Grillo com os familiares, a Secretária de Esportes Jossuela Pinheiro e o prefeito Junior da Femac no lançamento da 58ª edição Prova Pedestre 28 de Janeiro no Colégio São José

Leave a Reply