OESPORTE

O Conteúdo certo

Maikon Gaburro conquista três medalhas no Mundial

O apucaranense Maikon Bertoli Gaburro, 22 anos, da Seleção Brasileira de Karatê Adulto, foi destaque neste domingo no 1º Campeonato Mundial Unificado em conjunto com o XVIII Mundial de Karatê-Do Tradicional, em competições que aconteceram em Koper, na Eslovênia. Ocorre que Maikon, que pertence a Associação Caminho Livre de Apucarana, conquistou três medalhas, sendo uma de prata e duas de bronze para o Brasil. Ele ficou em segundo lugar no kata por equipe, e em terceiro no fuku-go e no kumite individual.
Com quatro dias de duração, o Mundial na Europa reuniu mais de 1.000 karatecas de 42 países. A Seleção Brasileira teve a presença de 15 atletas, com Maikon sendo o único paranaense na delegação.
Ele chega hoje à tarde a Apucarana, onde será recebido com muita festa.
A professora apucaranense Maria Teresa Borges, técnica do jovem atleta, diz que ficou muito feliz com o desempenho de Maikon no Mundial.
“O Maikon foi guerreiro e com a sua humildade conseguiu disputar o Mundial. Foi para a disputa e com muito trabalho e dedicação de anos alcançou o seu objetivo. Parabéns também a família que lutou tanto para mandar ele para essa competição. Agradeço ainda aos amigos, empresários que ajudaram a contribuir com rifas, com ajudas financeiras e oração. O nosso muito obrigado, pois o resultado está ai. Deus abençoe a todos que vibraram e se emocionaram conosco. É uma verdadeira conquista para Apucarana, Paraná e Brasil”, destaca Maria Teresa, que é filha do professor Expedito Borges, o Borjão, também treinador do karateca.
Descoberto na modalidade, na Escola Municipal Cristóvão Nolli, aos 9 anos de idade, o atleta apucaranense pela segunda vez em sua carreira competiu no exterior. Em 2013, no Campeonato Pan-americano, disputado em Formosa na Argentina, ele ganhou a medalha de bronze em sua categoria.
Entre os principais resultados pelo karateca estão o de campeão brasileiro em 2010 em Goiânia e três terceiros lugares nacionais (2010, 2013, 2014). No Paranaense, ele soma 14 títulos de campeão, 10 vice-campeonatos e 14 terceiros lugares. Nos certames regionais, ele detém 60 títulos de campeão, 35 vices e nove terceiros lugares.

Leave a Reply