Jogos das Crianças vão movimentar escolas municipais de Apucarana

 A partir do dia 5 de junho, estarão abertas as inscrições para os Jogos Municipais das Crianças (Jocas), que acontecerão de 22 a 30 de junho. Criado pela atual administração, o evento é promovido em parceria pelo Centro da Juventude e a Autarquia Municipal de Educação (AME). As disputas vão ocorrer em quatro modalidades, envolvendo cerca de 2 mil alunos das 37 escolas da rede municipal de ensino.
De acordo com Paulo Aparecido Kisner, secretário municipal de Esportes e Lazer e que também responde pela Secretaria da Juventude, a abertura oficial vai acontecer no dia 11, às 9 horas, no Ginásio de Esportes Adildo Mecenas, no Jardim Ponta Grossa. “A abertura contará com a presença de alunos representando as 37 escolas participantes, além do prefeito Beto Preto e de professoras e diretoras de escolas”, afirma Paulão.

Já os jogos vão ocorrer no período de 22 a 30 de junho. “A fase classificatória vai acontecer nos primeiros quatro dias, com jogos em 8 polos. Na sequência, ocorrem as finais, no Centro da Juventude”, afirma Paulão, lembrando que foram escolhidos como polos as escolas municipais, Karel Kober, Edson Giacomini, José Idésio Brianezzi, Plácido de Castro, Vida Nova (Caic), Monsenhor Arnaldo Beltrami  e Antonieta Lautenschlager, além do Centro da Juventude.

Segundo Marta Valentin Ferreira de Freitas, coordenadora de educação física nas escolas municipais, os jogos vão reunir estudantes nascidos nos anos de 2005, 2006 e 2007. “Haverá quatro modalidades: bola queimada mista, mini handebol, voleibol gigante e xadrez. O objetivo é fazer a iniciação, desenvolver o gosto pelo esporte e dar a oportunidade dos professores mostrarem o seu trabalho”, destaca.

Outro objetivo, conforme a educadora, é envolver a comunidade escolar, proporcionando aos pais a possibilidade de acompanharem os filhos durante as competições. “É um trabalho que contará também com o apoio fundamental dos servidores municipais e de parcerias, envolvendo arbitragem, o preparo da alimentação e o transporte até os polos”, finaliza.

Compartilhe
Rolar para cima