OESPORTE

O Conteúdo certo

Estádio dos Pássaros em Arapongas completa 37 anos nesta quinta-feira

Neste domingo, às 15h30, no Estádio Municipal José Chiappin, o Estádio dos Pássaros, o Arapongas Esporte Clube busca a sua vaga para a final do Campeonato Paranaense da Terceira Divisão e o acesso para a Segundona do ano quem vem. O adversário será o Azuriz, de Marmeleiro. Na partida de ida o marcador foi de 1 a 1.
A praça esportiva araponguense, que vai sediar este duelo decisivo no final de semana, está completando 37 anos nesta quinta-feira.
O estádio foi inaugurado no dia 7 de novembro de 1982, com o clássico do Café entre Londrina e Grêmio Maringá. Em tarde inspirada, o Tubarão ganhou a partida pelo placar de 3 a 0, com gols do atacante Nivaldo, do zagueiro Márcio Alcântara e do meio-campista Osmar Volpato.
Construído na gestão do prefeito Antônio Grassano Júnior, o estádio sedia as principais competições de futebol da cidade, entre elas o tradicional Torneio 1º de Maio e é o local onde o Arapongas Esporte Clube realiza os seus confrontos.
Naquela praça esportiva, o Arapongas disputou a Primeira Divisão do Paranaense em 1990, 1991, 2011, 2012, 2013 e 2014. Em 2012, sediou os jogos do clube no Campeonato Brasileiro da Série D e em 2013 as partidas pela Copa do Brasil, enfrentando os times do São Caetano e Figueirense. Em casa, o time venceu o São Caetano por 1 a 0, com gol de Edu Amparo e ficou no 0 a 0 com o Figueira.
No local o time alviverde comemorou os acessos para o futebol de elite do Estado em 1989 e 2010, contra Grêmio Goioerê e São José, respectivamente, e a conquista do título do interior do Campeonato Paranaense em 2012, quando superou o Cianorte Futebol Clube.
Em 1996, o estádio também foi à casa da Associação Atlética Arapongas no Campeonato Paranaense da Primeira Divisão.
Na inauguração do estádio em 1982, o Londrina venceu com Neneca (Everton); Zé Carlos, Zequinha (Marcos), Márcio Alcântara (Roberto) e Zé Antônio; Batata, Osmar Volpato e Osmarzinho; Zé Dias (Ferreira), Nivaldo e Carlos Henrique (Zé Roberto).
O Grêmio Maringá perdeu com Rubens; Paulinho, Edivaldo, Demir e Joel; Carlinhos, Ademir (Danilo) e Neguinho (Zé Amaro); Roldão (Pelego), Bugrão e Da Costa (Cidinho).
O primeiro jogo do Arapongas Esporte Clube no Estádio dos Pássaros foi apenas no Paranaense da Segunda Divisão em 1984, goleando o Grêmio Esportivo Assis Chateaubriand (Geac), por 5 a 0, com gols de Ataíde (2), Wilsinho (2) e Bialeski.
Raul César dos Reis – Site: Oesporte
Foto: site – futebolparanaense.net

Leave a Reply