Equipe de atletismo de Apucarana participa da 25ª Corrida São Silvestrinha.

Vinte e dois alunos da rede municipal de ensino que integram o programa de miniatletismo, desenvolvido em parceria pela Secretaria Municipal de Esportes e Juventude e Autarquia Municipal de Educação (AME) de Apucarana, participam nesta sexta feira (21/12), a partir das 13h30, na pista do Ibiapuera, em São Paulo, da 25ª Corrida São Silvestrinha.
São Silvestrinha, realizada para jovens entre 6 e 17 anos, realizou na manhã deste sábado a entrega dos kits de corrida para os cerca de mil inscritos na 25ª edição da disputa, com longas viagens entre a garotada.
As primeiras provas também aconteceu neste sábado, a partir das 13h30, na Pista de Atletismo do Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, no Parque do Ibirapuera.
De Apucarana a equipe,  esteve recebendo o kit o professor de José Marcelino da Silva, o professor Grilo. Aos 50 anos, o funcionário que representa a prefeitura de Apucarana, cidade localizada no norte do Paraná, vê a participação como um prêmio para as crianças.
“Eram 1.200 inscritos nas nossas provas do circuito lá em Apucarana. Classificaram 28, mas seis não puderam vir”, disse Grilo, explicando alguns motivos pessoais de cada família para vetar a viagem. Ele admite, porém, que alguns têm medo de ver o filho pequeno sair pela primeira vez à cidade grande sem supervisão própria.
Ao longo do ano, os treinamentos acontecem nas escolas e na pista do Complexo Esportivo José Antônio Basso, às segundas, quartas e sextas-feiras, sempre das 16h30 às 18 horas. “O miniatletismo é uma das prioridades da atual administração. Os kits começaram a ser distribuídos em 2014 e atualmente estão disponíveis em toda a rede municipal de ensino”, relata Beto Preto. Os estudantes têm a oportunidade de praticar ludicamente saltos (em distância, altura e com vara), lançamentos (disco, martelo e dardo), arremesso de peso e corridas (velocidade, meio fundo, fundo, barreiras e obstáculos).
Fonte: Gazeta Esportiva
Esta é a segunda vez que o projeto leva atletas para a São Silvestrinha.  No primeiro ano forma treze alunos “Temos um prefeito que é grande incentivador do esporte e com isso a cada dia os resultados melhoram, não só no atletismo, mas em todas as demais modalidades”, disse o técnico da equipe, José Marcelino da Silva (Grilo).
Grilo explica que o evento deste sábado na capital paulista marca a abertura da programação oficial da 94ª Corrida Internacional de São Silvestre, realizada no dia 31 de dezembro mas, diferente da prova internacional que tem percurso longo, a São Silvestrinha proporciona distâncias curtas especialmente determinadas para cada uma das idades, que vão desde os 50 metros para crianças de 6 anos a 800 metros para a categoria de 17 anos. “Nossa equipe será composta por crianças nascidas entre 2006 e 2008, por isso vão disputar entre os 60 e 80 metros”, detalha Grilo.
“Independente de premiações, a participação já é um troféu. Vamos competir para buscar pódio, mas acredito que todos vão trazer na bagagem a experiência de participar de uma das maiores provas da categoria no Brasil e isso já é uma grande vitória e incentivo”, comentou o treinador Grilo.
Entre os diversos talentos já revelados pela São Silvestrinha, ele cita o maratonista Franck Caldeira. A prova é uma realização e propriedade da Fundação Cásper Líbero, promovida pelo site Gazeta Esportiva, com transmissão exclusiva da TV Gazeta. Conta com o especial apoio do Governo do Estado de São Paulo e da Prefeitura da Cidade de São Paulo e supervisão técnica da CBAt, FPA.
 

Compartilhe
Rolar para cima