OESPORTE

O Conteúdo certo

Em noite de homenagens, Toledo abre oficialmente os JAPS fase final

JAPS - Final A - Abertura

JAPS – Final A – Abertura


Ponto de encontro da sociedade toledana e um dos cartões postais da cidade, o Parque Ecológico Diva Paim Barth, serviu como palco para a abertura oficial dos 62º Jogos Abertos do Paraná (JAPS) fase final, divisão A, na noite deste sábado, 12, em Toledo. Além das atrações já anunciadas previamente para o cerimonial, a alta temperatura registrada, também contribuiu de forma positiva para com a presença de um bom público no local, que é ao ar livre.

 No horário prometido, exatamente as 20h00, deu-se início ao cerimonial, que teve como destaque, as várias homenagens prestadas pelo governo do estado, através dos jogos oficiais, a pessoas que se destacaram dentro do esporte do Paraná. “Desde o ano passado, já vínhamos trabalhando essa ideia. Em Londrina já prestamos algumas homenagens, na fase final dos Jogos da Juventude deste ano também homenageamos algumas pessoas e agora aqui em Toledo, a intenção é homenagear outras nove pessoas e o objetivo disso, é resgatar a história do esporte no Paraná, valorizando e respeitando estas pessoas que tanto contribuíram para o esporte estadual e nestes municípios que sediam os jogos”. Comentou Cristiano Barros Homem Del Rei, coordenador de esporte da Esporte Paraná.

JAPS - Final A - Abertura
 

Delegações de 73 municípios participaram do desfile de abertura

O tradicional desfile das delegações, reuniu 73 municípios, abrindo de forma oficial o protocolo, que ainda teve o fogo simbólico sendo conduzido pelo atleta de badminton de Toledo, Alisson de Souza Vasconcelos. Alisson foi campeão dos Jogos Abertos por 4 oportunidades, possui 9 títulos estaduais e conquistou o Sul-Americano em duplas em 2018 em Lima no Peru, além de obter a 3ª colocação no Pan-Americano deste ano, também em Lima no Peru. Gustavo Ricardo Joner Henz, da modalidade de voleibol, também de Toledo, procedeu o juramento do atleta. Ele foi campeão paranaense adulto da série B em 2018 e 4º lugar nos JAPS da divisão A, também em 2018.

JAPS - Final A - Abertura

Representando o governador Carlos Massa Ratinho Junior, o chefe de gabinete da Superintendência do Esporte, Narciso Doro, falou da grata satisfação em ter os jogos de volta a Toledo. “O governo do estado se sente muito agradecido pela acolhida aos Jogo Abertos aqui na cidade de Toledo. Nos sentimos tranquilos, porque sabemos da ótima estrutura que o município possui. Os Jogos Abertos é sem dúvida uma das mais importantes competições que temos no estado e o governador Ratinho Junior sabe da importância que tem o esporte de rendimento para cada um deste atletas. Tenho certeza que teremos uma ótima competição ao longo destes oito dias que ainda restam de jogos aqui”. Comentou Narciso.

JAPS - Final A - Abertura

Atleta de badminton de Toledo conduziu o fogo simbólico

O prefeito local, Lúcio de Marchi, destacou a satisfação em receber pela 8ª vez os JAPS em Toledo. “Me lembro que em 1979, na administração do então prefeito Duílio Genari, construímos o Ginásio de Esportes Alcides Pan em 29 dias, para que pudéssemos sediar o jogos. De lá para cá, muitas coisas mudaram, mas nossa cidade seguiu evoluindo no esporte e graças a isso, estamos aqui pela 8ª vez recebendo este evento esportivo de tamanha importância. Quero dar as boas vindas a todos e dizer que estamos muito felizes em receber todos. Declaro aberto os 62º JAPS em Toledo”. Discursou o prefeito.

Homenagens

Chamado ao palco, Cristiano Barros Homem Del Rei, que no ato representou o diretor presidente da Esporte Paraná, Hélio Wirbiski, convidou um a um os homenageados da 62ª edição dos jogos Abertos. Todos tiveram seus currículos apresentados ao público e em cada currículo, uma história de títulos e glórias dentro do esporte estadual. Antonio Eduardo Branco, presidente do concelho regional de educação física e Jaime Sunye, representante brasileiro em nove olimpíadas pela modalidade de xadrez, deram início a lista dos 9 homenageados, que ainda teve Claus Fuchs, Newton Trindade Junior, Jair Grasso, Roberto Nagahama, William Kumagai, Waldemar Umbelino da Silva e Mauro Mauri Maiorki, em memória, que foi atleta de futsal e futebol e secretário de esportes em Toledo por muitos anos, terá seu nome como homenagem no troféu de campeão geral dos JAPS.

JAPS - Final A - Abertura

JAPS prestou homenagens a 9 personalidades do esporte paranaense

Marcos Mauricio Maiorki, irmão de Mauro Maiorki, recebeu o troféu e discursou emocionado sobre a homenagem. “Estes momentos me deixam profundamente emocionado. Fica aqui os agradecimentos de toda minha família por lembrarem do meu irmão com uma homenagem tão singela. Fico feliz em poder compartilhar deste momento a qual o estado reconhece tantos valores do nosso esporte. Muito obrigado a todos”. Encerrou Marcos.

Também prestigiaram a abertura, o deputado estadual José Carlos Schiavinato, o secretário de esportes de Toledo, André Alcará, o chefe da regional Oeste do esporte, Roberto Costa e Emerson Luis Venturini, supervisor de esporte de rendimento do estado.  A noite de abertura foi encerrada com apresentações musicais sob o comando de DJs e banda. Os Jogos Abertos seguem em Toledo até o dia 20 com disputas em 20 modalidades esportivas, movimentando mais de 4 mil atletas em diversas praças esportivas.

Autoridades e equipe da Esporte Paraná com alguns dos homenageados

Acompanhe também a fanpage dos Jogos Abertos www.facebook.com/jogosabertospr

Os Jogos Abertos do Paraná, Divisão A, são realizados pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, com apoio da Prefeitura de Toledo.

COM/JAPS

Texto: Marco Antônio Lemes

Fotos: Thaise Oliveira

lemesmarco@gmail.com

44:99945:8476

Leave a Reply