OESPORTE

O Conteúdo certo

BASQUETEBOL APUCARANA TERÁ ÁRBITRO NA OLIMPÍADA

Nascido em Apucarana, Cristiano de Jesus Maranho, de 42 anos, e que hoje reside em Florianópolis-SC, será um dos árbitros brasileiros que vai apitar a modalidade de basquetebol dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro de 2016. Essa será a terceira olimpíada de Maranho na carreira, iniciada quando ele residiu em Jandaia do Sul.
Ele apitou na fase semifinal dos Jogos Olímpicos de Pequim (China/2008) e na final das Olimpíadas de Londres (Inglaterra/2012).
No seu extenso currículo, o árbitro paranaense também atuou no Campeonato Mundial Masculino no Japão (2006), na final do Campeonato Mundial Feminino da Turquia (2010) e na fase semifinal da Copa do Mundo Masculina da Espanha (2014). Com o Brasil na decisão, Maranho também apitou a disputa da medalha de bronze dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro (2007).
O professor Paulo Kisner, o Paulão, secretário municipal de Esportes e Lazer da Prefeitura de Apucarana, disse nesta quarta-feira que Maranho foi atleta da Seleção da cidade na década de 90.
“Ainda jovens fomos vice-campeões dos Jogos Abertos do Paraná em 1992 em Ponta Grossa, com o Cristiano jogando como ala. Ele é meu amigo e fico feliz por voltar a trabalhar em mais uma Olimpíada”, destaca Paulão.
O apucaranense Vinícius Simões da Silva, que também é árbitro da modalidade e atua no Campeonato do Novo Basquete Brasil (NBB), disse ontem que ficou muito contente em ver o progresso de Maranho em sua carreira nacional e internacional.
“Estar em três olimpíadas consecutivas é privilégio de poucos. Não é a toa que ele é hoje um dos melhores árbitros do mundo, senão o melhor”, comenta Vinícius.
O outro árbitro brasileiro do basquetebol nos Jogos do Rio de Janeiro é o catarinense Guilherme Locatelli. A Olimpíada de 2016 será disputada de 5 a 21 de agosto.

Leave a Reply