OESPORTE

O Conteúdo certo

Apucarana vai sediar Jogos Universitários em 2020

 
3 - JEPS(PROFETA) (2)Em votação realizada nesta semana em congresso técnico dos 59º Jogos Universitários do Paraná (JUPs), competição que acontecerá de 17 a 23 de maio em Maringá, a cidade de Apucarana foi eleita pra sediar a competição em 2020. A notícia foi oficializada nesta sexta-feira (26/04), ao prefeito Júnior da Femac, pela secretária Municipal de Esportes e Lazer, Jossuela Pinheiro, que participou do evento que definiu a escolha. Júnior lembrou que em fevereiro deste ano, juntamente com a secretária Jossuela, esteve em Curitiba na sede do Esporte Paraná, quando colocou Apucarana à disposição para sediar a competição estadual. “Hoje estamos muito felizes com a definição, que pelo que fomos informados foi por aclamação de todos os dirigentes esportivos presentes, o que na prática representa mais uma conquista da gestão Beto Preto dentro da política de valorização do esporte”, pontuou o prefeito Júnior da Femac.
Ele lembra que a partir de 2013, com o início da administração municipal, o Município voltou a investir no setor e a sediar competições de nível estadual. “Infelizmente, devido a falta de interesse dos gestores anteriores, o esporte ficou por anos sem receber a atenção merecida. Realidade que ficou para trás, a partir da gestão Beto Preto, e hoje somos reconhecidos como a Casa do Esporte no Paraná”, pontua Júnior da Femac, frisando que as competições estaduais além de promoverem o nome de Apucarana, aquecem a economia local. “São milhares de atletas e dirigentes esportivos que se hospedam na cidade e consomem no comércio local”, exemplifica o prefeito.
Os Jogos Universitários do Paraná (JUPs) acontecem desde 1935 e são parte dos Jogos Oficiais do Estado do Paraná, organizados pela Secretaria do Esporte e do Turismo (SEET) em parceria com a Federação Paranaense de Desportos Universitários (FPDU). Cada edição dos JUPs reúne aproximadamente 1.500 participantes. “Os JUPs são disputados por acadêmicos de graduação e pós-graduação das Instituições de Ensino Superior do Paraná. Os campeões dos JUPs participam dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) e, os campeões dos JUBs, habilitam-se para os Jogos Universitários Mundiais (UNIVERSÍADE)”, relata professora Jossuela Pinheiro, secretária Municipal de Esportes e Juventude de Apucarana.
A competição conta com diversas modalidades sendo elas: Acadêmico, Atletismo, Atletismo Paradesportivo, Basquetebol, E-Game-Fifa, E-Gmes_LOL (League of Legends), Futsal, Handebol, Judô, Karatê, Natação, Natação Paradesportiva, Voleibol, Vôlei de Praia. “A credibilidade de Apucarana em sediar eventos esportivos junto com o Esporte Paraná, deve-se muito a gestão Beto Preto e ao prefeito Júnior da Femac, que juntos realizam um trabalho que faz do município a Capital do Esporte do Estado”, diz a secretária Jossuela. Ainda não há um mês definido para a competição em 2020. “Vamos aguardar a definição por parte do Governo do Paraná. Contudo, podemos afirmar que iremos atuar para que seja mais uma competição marcante em nossa cidade”, concluiu Jossuela.

Leave a Reply