OESPORTE

O Conteúdo certo

Africanos vencem a Prova 28 de Janeiro

      1-IMG_3463-001 Os africanos Maxwell Korteck Rotich, de Uganda, e Leah Jerotich, do Quênia, ambos atletas da equipe Coquinho/Fila/Bioleve, foram os vencedores da corrida de 10 Km na 56ª Prova Pedestre 28 de Janeiro, que aconteceu sábado à noite em Apucarana.

A competição, que reuniu 3.100 atletas, somando a Vinteoitinha e as provas de 5 e de 10 Km, fez parte das comemorações do 74º aniversário do município.

O atleta de Uganha, de 20 anos, oitavo africano a vencer a tradicional corrida apucaranense marcou o tempo de 29’57”. Ele liderou de ponta a ponta e fechou a prova com quase trezentos metros de vantagem sobre o segundo colocado que foi o alagoano Damião Ancelmo de Souza, da Bradesco Seguros.

O jovem atleta africano, que veio pela primeira vez ao Brasil, disputou várias corridas e acumulou ótimos resultados nos últimos meses. Rotich disse aos jornalistas que se preparou muito bem para essa prova. “Fiquei surpreso com o grande número de pessoas nas ruas incentivando os atletas”, afirmou o atleta de Uganda.

O paulista Altobeli Santos da Silva, do Esporte Clube Pinheiros-SP, que havia superado os africanos em 2017, com o tempo de 30m02s, desta vez não conseguiu acompanhar o forte ritmo de Rotich e chegou na terceira colocação.

O quarto colocado na corrida de Apucarana foi Paulo Roberto Almeida Paula, irmão de Luiz Fernando, que foi campeão da “28” em 2007. O quinto lugar foi de Cezidio Neto, de Assis-SP.

Elessandro Oliveira, de Sarutaiá-SP, obteve a sexta posição, seguido por Eduardo Oliveira (Sarutaiá), Abidiel Martins (Maringá), Carlos Henrique de Souza (Paranavaí) e Márcio Calgana (Umuarama).

No feminino, Leah Jerotich chegou em primeiro lugar, com o tempo de 34’19”, seguida por Tatiane Raquel da Silva, de Guarapuava; Tatiane de Souza Araújo, de Cândido Mota-SP, Marcela Cristina Gomez Cordeiro, da Argentina, e Felismina Cavela, de Angola.

Do sexto ao décimo lugar a classificação da Prova 28 ficou assim: 6º) Suzane Martins (Ibiporã), 7º) Luzia de Souza Pinto (Campo Mourão), 8º) Maria de Fátima Souza (Curitiba), 9º) Vilma Pires de Souza (Birigui-SP) e 10º) Débora Santos Vaz (Curitiba).

Ao final da prova, o prefeito Beto Preto cumprimentou o grande público e os competidores, agradecendo pela colaboração no evento. “A corrida é parte integrante da programação comemorativa ao aniversário de 74 anos de Apucarana e, felizmente, mais uma vez tivemos sucesso absoluto na organização”, avaliou o prefeito.

Ele lembrou que a partir de 2013 a Prova 28 vem quebrando sucessivos recordes de inscritos. “Neste ano tivemos 3.100 atletas participantes e isso como conseqüência do apoio que estamos direcionando aos esportes e ao empenho da nossa equipe da Secretaria de Esportes”, assinalou o prefeito.

1-IMG_3467 1-IMG_3462 1-IMG_3392 1-IMG_3336 1-IMG_3330 1-IMG_3310 1-IMG_3329

Lourdes Oliveira e Ronaldo Paiva vão bem na prova de 10 K Atletas apucaranenses se destacaram na Prova 28 de Janeiro

Os atletas Ronaldo Willian de Paiva e Lourdes Maria de Jesus de Oliveira foram os melhores apucaranenses classificados na corrida de 10 Km da 56ª edição da Prova Pedestre 28 de Janeiro, disputada neste sábado à noite em Apucarana.

Pela segunda vez, Ronaldo foi o melhor corredor de Apucarana, pois isso havia acontecido na competição do ano passado. Na classificação geral da prova, ele ficou na 23ª colocação.

Representando a equipe Pé Vermelho, Lourdes Maria, de 60 anos, comemorou muito o seu feito. Ela fez uma festa enorme no pódio e disse que ali estava realizando um sonho, que era chegar como a melhor apucaranense da prova. No geral, Lourdes ficou na 19ª posição.

PROVA DE 5 KM

Antes da prova de 10 Km, foi realizada a corrida de 5 Km, que teve início às 19 horas. Pelo naipe masculino, o vencedor foi Fernando Alex Fernandes, com o tempo de 15’42”, seguido por Marcelo Barbosa de Souza e Alex de Moraes. Os três atletas pertencem a equipe Acorremar, de Maringá.

A queniana Paskalia Chepkorir, da equipe Coquinho/Fila/Bioleve, comprovou o favoritismo e obteve a primeira colocação na prova de 5 Km pelo naipe feminino. Ela fez o tempo de 16’22”.

A jovem paulista Graziele Zarri, de Cândido Mota, foi a segunda colocada, com Drielly de Souza, de Sarandi, ficando em terceiro lugar.

Na prova de 5 Km (masculino) o melhor apucaranense foi Luiz Henrique Pereira, seguido pelo experiente Gainete Ferensovicz, da equipe Pé Vermelho, e por Rondineli Gouveia, da equipe Atletismo Apucarana que tem o comando da professora Luciane Yoshico Ishii.

Pelo naipe feminino a melhor atleta de Apucarana foi Aldrey Ventura de Azevedo, seguida por  Cristiane Deise Marafigo e Elen Angelita Rodrigues.

Apucaranenses se destacam   na 20ª edição da Vinteoitinha

Os atletas apucaranenses Pedro Henrich Machado de Oliveira, João Guilherme Gomes Montilha Pantaleão e Madelaine Gomes da Silva foram destaques na categoria sub-10 durante a realização da 20ª Prova Vinteoitinha, realizada neste sábado à tarde pelas principais ruas de Apucarana.

Pedro, 9 anos, que estuda na Escola Municipal Augusto Weyand e que defende a Secretaria Municipal de Esportes e Juventude da Prefeitura de Apucarana, foi o vencedor da categoria. Descoberto pelo professor Maicon Diego, Pedro em um ano de competições já conquistou sete vitórias no atletismo, tendo faturado também 15 medalhas na modalidade. Agora o jovem atleta deverá disputar a Quinzinha no mês que vem em Cornélio Procópio e a Corrida Tiradentes em abril em Maringá.

O segundo colocado na categoria foi João Guilherme, aluno do Colégio Mater Dei e que é treinado pelo professor Silvio Capelari. O paulista Yuri Barbosa, de Cândido Mota, obteve a terceira posição. Pelo naipe feminino, Madelaine, aluna da Escola Municipal José Idésio Brianezi, ficou em terceiro lugar. A primeira colocada foi Ana Carolina de Souza, seguida por Raysa Batista. As duas residem em Cândido Mota.

Os outros campeões pelos dois naipes foram os seguintes: categoria sub-13 – Vitória dos Santos/Mandaguari, e Gabriel de Souza Alves/Cândido Mota-SP; categoria sub-15 – Gabriela de Freitas/Campo Largo, e Natan Matias/Londrina; categoria sub-17 – Tainá Beatriz Antunes/Campo Mourão, e Pedro Luiz de Souza/Cornélio Procópio.

Melhores de Apucarana

Prova de 5 Km

Masculino

1 – Luiz Henrique Pereira (17º no geral)

2 – Gainete Ferensovicz (24º)

3 – Rodineli Gouveia (26º)

Feminino

1 – Aldrey Ventura de Azevedo (15º no geral)

2 – Cristiane Deise Marafigo (20º)

3 – Helen Angelita Rodrigues (34º)

Prova de 10 Km

Masculino

1 – Ronaldo Willian de Paiva (23º no geral)

2 – Reginaldo de Brito (26º)

3 – Tiago Chagas (31º)

4 – Eber Donizete Goulart (36º)

5 – Alan Jhones de Oliveira (37º)

Feminino

1 – Lourdes Maria de Jesus de Oliveira (19º no geral)

2 – Vanessa Ferreira (21º)

3 – Daniela Lopes (23º)

4 – Rosiane Bolonhezi (31º)

5 – Priscila Rodrigues da Luz (32º)

Resultados da 20ª edição da Vinteoitinha

Categoria sub-10 feminino

1 – Ana Carolina de Souza (Cândido Mota-SP)

2 – Raysa Cardoso Batista (Cândito Mota-SP)

3 – Madelaine Gomes da Silva (Apucarana)

Categoria sub-10 masculino

1 – Pedro Henrich Machado de Oliveira (Apucarana)

2 – João Guilherme Gomes Pantaleão (Apucarana)

3 – Yuri Barbosa (Cândido Mota-SP)

Categoria sub-13 feminino

1 – Vitória dos Santos (Mandaguari)

2 – Isabeli Camargo (Cândido Mota-SP)

3 – Graziele Barbosa (Cândido Mota-SP)

Categoria sub-13 masculino

1 – Gabriel de Souza Alves (Cândido Mota-SP)

2 – Kaio da Costa (Cândido Mota-SP)

3 – Adson Garcia da Silva (Mandaguari)

Categoria sub-15 feminino

1 – Gabriela de Freitas (Campo Largo)

2 – Maria Eduarda Leite (Cândido Mota-SP)

3 – Ruama Caroline Nunes (Rancharia-SP)

Categoria sub-15 masculino

1 – Natan Felipe Matias (Londrina)

2 – Gabriel Henrique Souza (Cândido Mota)

3 – Erick Gustavo Santos (Rancharia-SP)

Categoria sub-17 feminino

1 – Tainá Beatriz Antunes (Campo Mourão)

2 – Camily Alves da Rocha (Colorado)

3 – Keila Morais de Oliveira (Cândido Mota-SP)

Categoria sub-17 masculino

1 – Pedro Luiz de Souza (Cornélio Procópio)

2 – Luiz Guilherme de Souza (Cândido Mota-SP)

3 – Gabriel Vasconcelos (Maringá)

Leave a Reply