OESPORTE

O Conteúdo certo

Africanos confirmam participação na 54ª Prova 28 de janeiro

A organização da 54ª Prova Pedestre XXVIII de Janeiro, tradicional corrida de rua realizada pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Apucarana em celebração ao aniversário da cidade, recebeu nesta segunda-feira (28/12) a confirmação da presença de cinco atletas africanos. Dentre os inscritos, na edição que será realizada no próximo dia 30 de janeiro, está o atual campeão da Corrida Internacional de São Silvestre (SP), o etíope Dawit Fikadu Admasu. Os outros atletas são os quenianos Willian Kibor e Carolyne Chemutai Komen e os tanzanianos Joseph Tiophil Panga e Natália Elisante Sulle, todos da equipe Coquinho Fila/Bioleve, agenciados e treinados por Moacir Marconi, o Coquinho.
“São atletas com grandes conquistas internacionais que com sua presença valorizam ainda mais a nossa competição, que já possui grande destaque no calendário nacional”, destaca Paulo Aparecido Kisner (Paulão), secretário Municipal de Esportes e Lazer. Ele frisa que a equipe da prefeitura tem intensificado os trabalhos de divulgação. “Estamos agora iniciando os trabalhos na região do Vale do Ivaí e também estaremos na Corrida Internacional de São Silvestre, em São Paulo, distribuindo material. A exemplo da edição deste ano, onde tivemos recorde de inscritos, para esta 54ª edição certamente esperamos contar com outros atletas de destaque nacional oriundos não só do Paraná, mas de outras federações como Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, enfim, de vários estados”, comenta Paulão.
Além dos africanos, até o final da tarde desta segunda-feira, outros 530 atletas já haviam garantido participação na corrida. O prazo para inscrições gratuitas encerra nesta quarta-feira (30/12). “Quem desejar participar da “Prova 28” sem pagar taxa deve efetuar a sua inscrição no Centro da Juventude de Apucarana, levando um quilo de alimento não perecível”, orienta o secretário. O centro, que também é a sede da Secretaria de Esportes e Lazer, fica na Rua Piratininga, 464, no Jardim Diamantina, próximo ao pátio de máquinas da Prefeitura de Apucarana.
A partir do dia 31, será cobrada uma taxa de R$50 e as inscrições serão feitas somente online, no site www.apucarana.pr.gov.br, mediante pagamento de boleto bancário.
Em 2015, a “Prova 28” alcançou o recorde de competidores, com 3.521 atletas. A programação da edição do dia 30 de janeiro de 2016 prevê o início da Vinteoitinha às 17 horas; prova principal de 5 quilômetros, às 19 horas; e prova principal de 10 quilômetros, às 20 horas. Todas largadas serão na Praça Rui Barbosa. Neste ano, além dos troféus e medalhas, a premiação em dinheiro será de R$ 56 mil, em todas as categorias.
A organização é da Prefeitura de Apucarana, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, tendo como parceira a Caixa Econômica Federal (CEF) e o Governo Federal. Os patrocinadores são a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (ACIA), Unimed, Rede de Rádios, Unicesumar e Athletic Sport. Mais detalhes no hot site da competição no site da Prefeitura de Apucarana.
História – A Prova Pedestre XXVIII de Janeiro, uma das grandes atrações do aniversário de Apucarana e do pedestrianismo brasileiro foi criada pelo engenheiro Osvaldo Otávio Pereira em 1961. A primeira competição foi realizada um ano depois em 1962, com a vitória do goiano Benedito Firmino do Amaral. Naquela época a corrida era realizada apenas pelo naipe masculino. A competição é uma das mais tradicionais do Brasil. Inicialmente, era disputada todos os anos no dia 1º de maio, posteriormente passou a ser realizada no dia do aniversário de Apucarana, sendo denominada Prova Pedestre XXVIII de Janeiro.

Leave a Reply