OESPORTE

O Conteúdo certo

2ª Copa de Artes Marciais reúne mais de 500 alunos

A Prefeitura de Apucarana promoveu, no último sábado (21/11), no Complexo Esportivo João Antonio Basso (Lagoão), a 2ª Copa de Artes Marciais da sua rede de ensino. A organização do evento foi uma parceria entre a Autarquia Municipal de Educação, a Secretaria Municipal de Esportes e o Centro da Juventude.
Mais de 500 alunos das 37 escolas municipais participaram da competição nas modalidades de Karatê, Kung Fu e Capoeira – técnicas de luta que são oferecidas na grade curricular desde o ano de 2013, com o objetivo de estimular os pequenos atletas a competirem amistosamente, respeitando os adversários e melhorando a concentração.
 
As aulas de artes marciais acontecem duas vezes por semana nas escolas, abrangendo as crianças do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. “Ao contrário do que muitos pensam, o aprendizado de técnicas milenares de luta não estimula a agressividade dos indivíduos, mas sim ensina as crianças a terem autodomínio do corpo, a obedecerem às regras, a desenvolverem a disciplina e a socializarem melhor com os amigos”, disse a secretária municipal de educação, professora Marli Fernandes.
 
Ela ainda acrescenta que “um rodízio é feito ao longo do ano letivo de modo que todos os alunos adquiram as noções básicas das três modalidades de artes que são oferecidas na rede municipal de ensino”.
 
O secretário municipal de esportes, Paulo Kisner, sustenta que a educação recebida pelas crianças nas escolas municipais foi reforçada com a oferta de novas variantes esportivas. “Até de 2012 o karatê era a única arte marcial lecionada nas oficinas do tempo integral, mas o prefeito Beto Preto solicitou e nós já acrescentamos duas outras modalidades, que são o kung fu e a capoeira. A implementação do judô também está prevista a partir do ano que vem”, adiantou.
 
O prefeito Beto Preto se preocupa com a formação integral das crianças apucaranenses, por isso cobra que o ensino seja repleto de possibilidades que gerem o desenvolvimento pessoal. “Eu parabenizo aos secretários Paulo Kisner e Marli Fernandes, à superintendente do Centro da Juventude, Jossuela Pinheiro, e ao mestre da AKA Academia, Alan Pereira da Silva, pela promoção desta bonita festa. Na área esportiva, além das artes marciais, nós estamos investindo bastante no miniatletismo, que é a menina dos meus olhos, pois entendo que estas atividades ajudam a forjar o caráter do cidadão de amanhã”, finalizou.
 

Leave a Reply